Page Nav

HIDE

Últimas Notícias:

latest

Estaríamos vivendo em uma congregação de fariseus?

Estaríamos vivendo em uma congregação de fariseus? Essa pergunta me fez refletir bastante e foi a partir daí que resolvi criar esse texto e ...


Estaríamos vivendo em uma congregação de fariseus? Essa pergunta me fez refletir bastante e foi a partir daí que resolvi criar esse texto e trazer à luz alguns pontos pertinentes ao assunto.

Em detrimento da crescente apostasia de falsos pastores, que só pregam o que as pessoas querem ouvir e deixam de lado a verdade do evangelho, surgiu um movimento de pessoas que estão fugindo das denominações, e isso tem aumentado significativamente. Você já entrou em alguma denominação e ao sair ficou pior do que entrou? Eu já passei por isso não foi uma e nem duas vezes, foram várias vezes, sem contar com os momentos em que eu me levantava e ia embora no meio do “sermão”.

Para quem não sabe, o antropocentrismo é um pensamento filosófico que coloca o homem como indivíduo central para o entendimento do mundo. O termo tem origem grega e em sua etimologia temos anthropos, que significa “humano”, e kentron, “centro”, logo homem no centro, o que em outras palavras significa o homem ao centro de todas as coisas, quando, na verdade, o centro deve ser Cristo.

³⁶ Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. - Romanos 11:36

Infelizmente, toda ação tem uma reação, e, a ação de líderes apóstatas que se prostituem com o profano, que cometem adultério, que são vaidosos, irreconciliáveis e amantes de si, acabam afugentando as ovelhas. Saiba que nem toda ovelha é ignorante, a ponto de digerir qualquer bobagem que tentam empurrar goela abaixo, existem ovelhas pensantes que repudiam as atitudes de certos líderes.

O cinismo de determinados líderes é tamanho, que eles mesmos afugentam as ovelhas e depois vêm acusando as mesmas ovelhas de saírem da congregação, considerando elas como “desigrejadas” — pessoas fora do âmbito denominacional. Mas o que Deus fala sobre isso?

Os líderes de Israel, na época dos profetas, eram semelhantes aos falsos pastores de hoje; abandonavam as ovelhas e as deixava para morrer, então, o Senhor, falou aos pastores negligentes de Israel:

Portanto, assim diz o Senhor Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitas-tes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor.
³ E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. - Jeremias 23:2,3

Poderíamos usar o capítulo 23 de Jeremias ou o capítulo 34 de Ezequiel para trazer à luz o que acontece atualmente? Existe diferença entre estes pastores mencionados por Deus e os muitos de hoje?

Existem milhares de denominações diferentes, isso chama-se dissensão, a falta de união e concordância acerca das escrituras. Será que estas denominações se preocupam com a salvação das ovelhas ou cada uma busca seus próprios interesses?

¹⁰ Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. - 1 Coríntios 1:10

Visto isto, como alguém que não possui base bíblica encontrará a denominação correta, se há milhares delas espalhadas por aí? Será que DEUS mandou criar milhares de denominações diferentes com milhares de visões diferentes acerca das escrituras?

¹⁷ Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
¹⁸ Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. - 1 Coríntios 11:17,18

O apóstolo Paulo ensinou incessantemente sobre essas dissensões, as quais são um grande pecado diante de DEUS. Isso também podemos chamar de acepção de pessoas ou favorecimento de algumas em detrimento das outras, explicado no decorrer de (1 Coríntios 11) por Paulo, sobre o ajuntamento.

¹⁷ Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
¹⁸ Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
¹⁹ Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
²⁰ Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
²¹ Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. - Gálatas 5:17-21

Quem comete dissensão não herdará o reino de DEUS. 

Milhares de denominações significam o quê? Todas caminham no mesmo entendimento? Todos são tratados de maneira igualitária por seus líderes?

Foi o que relatei neste texto, o qual, por experiência própria, pude constatar a verdade no que falo.

Por que desprezam os que saem das denominações?


Estes pastores afugentam as ovelhas, eles a desprezam e por quê? Porque essas ovelhas pensam, elas não se submetem a uma liderança soberba e arrogante, que se acha superiora e única portadora da verdade. Ninguém deve se submeter a uma suposta liderança sem questionar sua vida e se de fato essa liderança segue à risca os princípios e ensinamentos de Cristo. Você teme mais a Deus ou uma liderança promíscua?

Como deve ser a liderança?


²² Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. - Gálatas 5:22

Como a liderança não deve ser:


¹⁹ Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
²⁰ Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, - Gálatas 5:19,20

Por estes dias tive conhecimento, por meio de um vídeo, de lideranças que estavam se estapeando e brigando por poder na denominação, o que não provém DO ESPÍRITO DO SENHOR! Como ficam as ovelhas neste caso?

Mas afinal, o que é congregação?


Vamos ver o que é congregação, segundo as escrituras?

O que quer dizer a palavra congregação?


Origem etimológica: latim congregatio, -onis, acção de reunir em grupo, reunião, ajuntamento de pessoas, sociedade, multidão, associação.

As escrituras nos conduz ao ajuntamento e menciona a importância deste ato pelo corpo de Cristo, no entanto, tal ensinamento vem sendo deturpado e tem levantado algumas questões pertinentes, sendo elas: 

1 - Congregação consiste apenas nas denominações do sistema religioso atual? Se sim, onde isto está escrito? 

2 - A congregação pode ser em uma residência? Pode ser debaixo de uma árvore? Pode ser num prédio?

Congregar significa reunir pessoas que buscam o mesmo propósito e entendimento, o conhecimento de Deus e, sobretudo, a glória de Cristo, o qual é o centro da igreja. Além disso, significa compartilhar o pão da vida — a palavra de vida eterna — e viver em harmonia.

Não existe ordenança para construção de templos suntuosos ou denominações que mais escandalizam o nome de CRISTO ao invés de exaltá-lo.

Devemos congregar? Com certeza, porém, ajuntar-se não significa necessariamente ser em uma denominação. Pode ser em qualquer lugar, pois onde estiverem dois ou mais REUNIDOS no nome de Cristo, Ele estará presente.

²⁰ Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. - Mateus 18:20

Qual é o mais importante: seguir a Palavra de Deus ou seguir as regras dos homens e suas crenças religiosas?

Cristo nos libertou, não para sermos escravos de sistemas religiosos caídos e falidos, mas para exaltar seu nome por meio de um coração quebrantado e regenerado em espírito e em verdade.

Conclusão


Particularmente, não condeno todas as denominações religiosas, sei que ainda exitem as que fazem a boa obra e são, de fato, comprometidas com o reino de CRISTO. Contudo, faço um adendo aos senhores, para não se rebelar ou abandonar o ajuntamento ao qual venha pertencer, há não ser pelo seguinte motivo: se a liderança estiver totalmente em não-conformidade com os princípios de Cristo e com a verdadeira exposição do evangelho.

Também não condeno quem se afasta das denominações, porque muitos foram feridos pela negligência dos seus respectivos pastores. Ora, Deus abandonaria alguém que se afasta do mal caminho? Ou, DEUS se desagradaria daquele que, ao não ter poder sobre a denominação, venha se afastar dela por não concordar com falsas doutrinas? Mas também faço um alerta, para que se ajunte com demais irmãos para partilhar do pão de Cristo — sua palavra de vida eterna —, pois não podemos nos isolar e deixar de nos ajuntarmos com demais irmãos na fé.

²⁴ E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
²⁵ Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. - Hebreus 10:24,25

Devemos ter muito cuidado ao chamar alguém de desigrejado ou acusá-lo de abandonar a congregação, pois, este pode se ajuntar com irmãos na fé em qualquer outro lugar, não necessariamente debaixo do sistema religioso ao qual possamos pertencer, e, mesmo assim, fazer parte do corpo de Cristo.

Existem pessoas que abandonaram a congregação? Sim, são pessoas que se afastaram do caminho e hoje divagam pelo mundo com ódio de tudo e todos. Ontem mesmo me deparei com um destes, desiludido e com muito ódio das denominações. Talvez pela má experiência nas denominações, acabou se afastando do caminho, não se ajunta com os demais irmãos na fé, este é o desigrejado.

Seriam os irmãos que participam de uma congregação diferente da nossa desigrejados? Por que há inúmeras denominações diferentes se todos deveriam caminhar no mesmo caminho? Por que veem o evangelho diferente uns dos outros? Não estamos todos no mesmo propósito? Isto não é dissensão? Se DEUS é universal, qual o motivo de tanta divisão?

² Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
³ Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
⁴ Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
⁵ Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
⁶ Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. - Efésios 4:2-6

Unidade: uma só fé, um só corpo, um só espírito — um só entendimento —, é isso que nós, como igreja, devemos ser.

Quando foi que DEUS nos ordenou que fizéssemos semi-tronos nos púlpitos para nos sobressairmos aos demais? Quando foi que Cristo nos estipulou roupas para pregar, ou sapados lustrados para nos sobressairmos aos demais? Quando foi que nos ensinou tamanha vaidade, soberba e arrogância? 
Não estaríamos agindo como os fariseus? Que vestiam as melhores roupas, calçavam os melhores sapatos e usavam os melhores adornos, mas não praticavam o bem para com o seu próximo, o que é uma abominação ao SENHOR. Não estaríamos fazendo o mesmo?

²⁶ Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
²⁷ A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1:26,27

Que Cristo tenha misericórdia dessa geração. Tenha misericórdia meu DEUS!

¹⁴ E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
¹⁵ Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
¹⁶ Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
¹⁷ Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
¹⁸ Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
¹⁹ Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
²⁰ Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. - Apocalipse 3:14-20

Para concluir, sei que muitos irão me odiar por esse texto, mas, me senti na obrigação de escrevê-lo e, embora não seja nenhum doutor em teologia, e me considerar apenas um simples pregador da palavra, tenho o dever, como cristão, de me posicionar sobre essas questões que me vêm à vista, afinal, não sou desigrejado, tampouco abandonei a congregação DO SENHOR.

Que DEUS seja exaltado acima de todas as coisas!

Pela graça e misericórdia de Deus.

Cezar Scholze

Nenhum comentário

Comentários com xingamentos e desrespeito a quem quer que seja serão removidos sem aviso prévio.

Por gentileza, busquem ser respeitosos e maduros o sucificiente para comentarem sem serem agressivos ou zombadores.

AVISO: Cada um será responsabilizado por seus próprios comentários, os quais incluem acusações, difamações e calúnia.

Desde já eu agradeço a compreensão.

Boa leitura a todos.